A voz do Jazz
Alwin Lopez Jarreau nasceu em Milwalkee aos 12 de março de 1940 e veio a falecer em Los Angeles aos 12 de fevereiro de 2017. Conhecido há muito tempo pelo pseudônimo de Al Jarreau, foi um cantor de jazz e soul estadunidense. Bastante versátil, passeava entre o repertório popular, o jazz, o soul e o R&B com a maior facilidade. Ganhou 7 vezes o Grammy, quase sempre, em categorias distintas.
Filho de um Reverendo Cristão, Jarreau começou a cantar no coral de sua igreja com apenas 4 anos de idade. Além disso, Al Jarreau se apresentava, ainda criança ora sozinho, ora com seus irmãos. Seu talento era precoce. É interessante citar que há uma grande possibilidade de estarmos falando de um gênio superdotado, pois Jarreau se destacava no canto, nas artes, nos esportes, na gramática e na matemática, sendo sempre um aluno muito acima da média. Este aproveitamento alto o levou para o famoso colégio Rippon College em Wisconsin. Mesmo rendendo bem na escola, Al Jarreau continuou a cantar nos finais de semana e também aos feriados com intenção de se divertir. Lá em Wisconsin ele se associou a um grupo vocal chamado The Indigos que, já naquela época, fazia certo sucesso local.
Após os tempos de estudos e Universidade, Al Jarreau foi tentar a vida na Califórnia e se radicou em Los Angeles. Entretanto ele não tinha aptidão para trabalhos formais e foi buscar um alicerce na música. Após algumas audições, já em 1975, Al Jarreau foi contratado pela gigante Warner Bros e logo seu primeiro álbum, We Got By, foi aclamado pela crítica e recebeu um Grammy na Alemanha. O álbum seguinte, Glow, e o quarto, All Fly Home, lançado em 1978 nos USA, também renderam muitos prêmios. Ainda neste ano, ganhou o Grammy por melhor vocalista de Jazz e este feito se repetiu em 1980, com mais duas estatuetas.
Em 1984 para 1985, Al Jarreau participou, ao lado de Ray Charles, Michael Jackson e Tina Turner, entre outros capitaneados pelo maestro da Motown, Quincy Jones, do mega projeto USA for Africa e, ainda em 1985, Al Jarreau, ao lado de James Taylor e George Benson, participou da noite de Jazz do primeiro Rock' in Rio.
Em 1996, Al Jarreau emprestou a voz e a cênica para o Musical Grease, chamado no Brasil de Nos Tempos da Brilhantina...
Foi um sucesso por três meses consecutivos.
Al Jarreau, mais do que um Hall of Fame, ganhou sim uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.
Merecedor!
Aos gênios, os louros!
Por
Rodrigo Augusto Fiedler
(Rodrigão da Penha, o Professor)

Nenhum comentário:
Postar um comentário