Jerusalém
Alpha Blondy, um dos maiores e mais importantes artistas de Reggae e do Mundo de Jah, é o nome artístico de Seydou Koné, nascido em Dimbokro ao 1 de janeiro de 1953, na Costa do Marfim.
Muito popular na África Ocidental, América, Inglaterra e Jamaica, Blondy teve, por muitos anos e um único Álbum, o Jerusalém, a participação dos The Wailers, com os irmãos Barret ainda presentes.
Estudou inglês no Hunter College de NY e fez um programa de línguas Anglo-Americanas na Universidade de Columbia. Todavia, mesmo com este apelo, Alpha Blondy canta principalmente em diúlia, francês e claro, um pouco de inglês. Ocasionalmente insere trechos do idioma árabe ou do hebraico em suas canções. Jerusalém, seu hit maior, inicia-se com uma oração inteira cantada em hebraico.
O forte de seus temas estão correlacionados com política e, principalmente, com os processos ditatoriais que alguns países africanos vivem até hoje. Alpha Blondy é um menestrel da liberdade. Um profeta da libertação. E, por estas e outras, seu som é bastante consumido, até hoje, como já disse, em muitos países da África Ocidental.
Além de Jerusalém, Apartheid is Nazism é outro hit bastante conhecido do público fora da África.
Sua carreira tomou vulto em 1983, com o Álbum Jah Glory. Jerusalém e a música homônima tocada pelos Wailers é de 1986 e nosso cantor da Costa do Marfim, permanece em atividade até 2013. Alternando o Roots com diversos tipos de Reggae mais moderno e mais eletrônico.
Alpha Blondy sai da África para entrar para história. É impossível colecionar bons discos de Reggae e não passar por ele.
Imprescindível!
Por
Rodrigo Augusto Fiedler
(Rodrigão da Penha, o Professor)

Nenhum comentário:
Postar um comentário