quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Aracy de Almeida

É dez paus!...

Aracy Teles de Almeida foi nascida no Rio de Janeiro aos 19 de agosto de 1914 e faleceu no mesmo Rio de Janeiro aos 20 de junho de 1988. Aracy de Almeida foi uma cantora, sambista e jurada de programas de calouros brasileira.


Aracy teve grande convivência com Noel Rosa e algumas das fontes pesquisadas afirmam que, mais do que um contato, ela e Rosa tiveram um longo e duradouro romance. No final da carreira, a sambista que também era musicóloga, assumiu o papel principal de jurada do Programa Show de Calouros (Record, TVS, SBT) de Silvio Santos. A expressão: é dez paus! Ficou bastante imortalizada, era a nota mínima da banca de jurados e, geralmente, servia para achincalhar de forma cômica os candidatos que não tinham chance de emplacar.

Era conhecida como Dama da Central (Central do Brasil, estação ferroviária do centro do Rio de Janeiro), pois só viajava de trem. Também conhecida como Dama do Encantado (bairro da Zona Norte carioca onde Aracy morava) ou O Samba em Pessoa!

Aracy era uma figura bastante excêntrica! Cantava samba, se interessava por música erudita, lia psicanálise e colecionava quadros raros de Aldemir Martins e Di Cavalcanti. Dizem que eram amigos íntimos. Almeida frequentava as rodas mais intelectuais do Rio, era apreciada por todos seus amigos que viam nela grande inteligência e recebeu o apelido gozado de Araca!


Noel Rosa disse, em entrevista à Revista Pátria em 4 de janeiro de 1936:
- Aracy de Almeida é, na minha opinião, a pessoa que interpreta com melhor exatidão aquilo que produzo...

Sem mais!


Por


Rodrigo Augusto Fiedler
(Rodrigão da Penha, o Professor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário