La Fuerza del Corazón...
Alejandro Sánches Pizarro nasceu em Madrid aos 18 de dezembro de 1968. Alejandro Sanz é um cantor espanhol de Pop Latino, Música Flamenca e Músicas Românticas, sempre no idioma espanhol.
Sua vida sempre foi ligada à música por influência de seu pai, principalmente no que diz respeito à música flamenca. O cantor é considerado um dos maiores compositores e intérpretes da Música Flamenca e do Pop Latino de todos os tempos. É um dos mais bem sucedidos artistas latinos da história e é o cantor espanhol mais vitorioso fora de seu país.
Alejandro Sanz já vendeu mais de 20 milhões de discos em torno do mundo. Onze álbuns de platina e 20 Grammies Latinos consecutivos.
O sucesso internacional veio em meados dos anos 90, precisamente em 1997, com o mega sucesso feito pelo single Corazón Partio e Amiga Mia.
Todavia sua carreira começou mesmo no final dos anos 80, participando de vários grupos vocais. Sob o pseudônimo de Alejandro Magno (ainda em 1988) lançou um disco que passou despercebido. Em 1991, já pela gigante Warner e produzindo um estilo bastante romântico direcionado ao público feminino, gravou o disco Vivendo Deprisa, com dez canções de sua autoria e sob a produção de El Capi. Em 1995, o single La Fuerza Del Corazón fez do espanhol uma figura conhecida fora do eixo Espanha/USA.
Cabe lembrar, quando se fala no sucesso de Corazón Partio, na segunda metade dos anos 90, que no Brasil, por exemplo, a música ficou semanas consecutivas no primeiro lugar das paradas de FM's e, graças a este sucesso, foi tema da novela Torre de Babel da Rede Globo de Televisão.
Uma curiosidade que envolve Sanz e sua carreira de sucesso (Grammies, MTV Awards, paradas da Billboard, da BBC Latina...) foi o fato do presidente venezuelano Hugo Chávez ter censurado as apresentações do cantor. Um grupo de artistas e personalidades assinaram uma nota de repúdio contra Chávez. Entre eles:
Shakira, David Beckham, Jennifer Lopez, Ricky Martin e a atriz Penélope Cruz...
Mesmo assim, o show não aconteceu!
Até 2004 os embates de Alejandro com Hugo Chávez renderam bons panos pra manga. Ao passo que o presidente venezuelano mantinha uma linha, Sanz propunha ações de democracia.
Depois do sucesso de Más e seus hits inesquecíveis, Sanz gravou bons discos, todos premiados e isso fez do cantor, ao lado de Luiz Miguel e Ricky Martin, a santíssima trindade do Pop Latino, do Flamenco, do Bolero e de todas as possíveis vertentes musicais egressas da língua espanhola.
Por
Rodrigo Augusto Fiedler
(Rodrigão da Penha, o Professor)


Nenhum comentário:
Postar um comentário