Carry On...
O Angra é uma banda brasileira de Heavy Metal (Power Metal) formada na cidade de São Paulo em meados de 1991. O Angra, na verdade, nasceu de um sonho do Vocalista e Maestro André Matos, antigo vocalista da excelente banda de Hard Rock, Viper (também daqui de São Paulo). Mas como nenhum projeto pode ser apenas a resolução de um sonho, Matos se uniu ao guitarrista (virtuoso e membro do Instituto de Guitarra IGT, fundado por Wander Taffo) Rafael Bittencour e André Linhares (que além do IGT, cursava, com o próprio André, Regência e Composição nas Faculdades Santa Marcelina) - com isso, nascia o Angra e, lógico, além de nascer bem, nascia muito técnico.
Para a formação inicial (e melhor de todas) do poderoso Angra, foram chamados para o Dream Team os músicos profissionais Luís Mariutti, contrabaixo e Marco Antunes, bateria. André Linhares, o cofundador, cedeu lugar a André Hernandes e, logo em seguida o Angra, nesta busca incessante por virtuoses, trouxe para sua formação definitiva o melhor de todos os guitarristas brasileiros: Kiko Loureiro, atualmente parceiro de Dave Mustaine no aclamado Megadeth.
Bittencourt e Loureiro foram os integrantes mais longevos da história do Angra. O próprio André, fã incondicional do Dream Theater, montou outra superbanda, o Shaman, e mergulhou no universo do Metal Progressivo.
Os vocais do Angra não sofreram uma perda tão considerável com a saída de André Matos, uma vez que o fantástico cantor Edu Falaschi assumiu os microfones. Isso foi em 2000 e a impressão que eu tenho, é que o Angra de Falaschi é mais agressivo do que o de André.
Ainda sobre André Matos, é sabido pela comunidade Rocker que Bruce Dickinson do Iron Maiden, em meio aos anos 90, realmente abriu mão da banda para uma genial carreira solo. Steve Harris trouxe o bom Blaze Bayley, mas por muito pouco o mundo não viu no Iron Maiden um Band Leader brasileiro. A oportunidade bateu às portas de Matos, mas o sucesso internacional do Angra, assim como compromissos locais e talvez um certo receio, fizeram o convite de Harris bater na trave.
Atualmente, o Angra é representado por Rafael Bittencour nos vocais ao lado do titular Felipe Lione e, isso, certamente, rouba um pouco o brilho da banda. Rafael é bom, mas não é virtuoso. Portanto, Lione segue firme.
São 11 discos e 14 turnés bem sucedidas. Em 2009, fizeram uma turné mundial ao lado do Sepultura. É inegável dizer quem ambas bandas são os mais genuínos representantes do Heavy Metal brasileiro.
Uma curiosidade: no Pacaembu, dia 12 de outubro de 1996, houve o show do ACDC aqui em São Paulo. Show este que foi respeitosamente aberto pelo Angra. Os brasileiros fizeram bonito e presentearam o público com alguns côveres do Iron Maiden. Matos cantou muito e imortalizou a banda em territórios tupiniquins. Nesta, o Angra já grande, chegou em 2020 com uma marca bastante interessante: centenas de shows pelo mundo, uma legião de fãs no Japão e Norte da Europa e um single popularizado no mundo todo, Carry On. Pra fechar, são mais de 7 milhões de discos vendidos. É fato! 30 anos de banda e muita história para contar.
Vida longa!
Por
Rodrigo Augusto Fiedler
(Rodrigão da Penha, o Professor)


Nenhum comentário:
Postar um comentário