domingo, 11 de outubro de 2020

A-Ha

Take on Me

O A-Ha é uma banda norueguesa que passeia entre o New Wave, o Rock Romântico e o Pop Rock. Banda formada em Oslo, em 1982 tem como integrantes Morten Harket, um bom vocalista, Magne Furuholmen, tecladista e Paul Waaktaar, um guitarrista bem esforçado. O Grupo alcançou um enorme sucesso mundial nos anos 80 e início dos anos 90, se tornando, imediatamente, uma das bandas detentoras de maior sucesso, legião de fãs e prestígio daquela época.

Seu primeiro Álbum estourou logo de cara, com pouco tempo de trabalho de mídia, Hunting High and Low, lançado em 1985 mesclava músicas muito românticas - como a música título e homônima, Crying in the Rain, entre outras, com canções divertidas do repertório New Wave, como Take on Me, por exemplo.

Por conta do enorme sucesso e boa qualidade musical, o grupo norueguês recebeu até mais de uma indicação para o Grammy. Não foi p caso de arrebatar o troféu, mas ao menos, e ainda por serem de um país não anglófono, foi um feito chegar até lá.


O trio permaneceu nas paradas de mais tocados em diversos países do mundo e, no Brasil, houve uma imensa comoção popular entre os jovens seguidores do A-Ha. Sucessos como a própria Hunting High and Low, Take on Me e The Sun Always Shines on TV, Crying in the Rain permaneceram nas memórias musicais de toda uma geração. Pelo menos no Brasil o A-Ha veio e veio para ficar.

Em 2008 para 2009 as desavenças e a falta de um repertório que ressuscitasse o sucesso dos 80 desanimou o trio e com isso foi anunciado que eles encerrariam as atividades.
Em dezembro de 2014, foi anunciado uma parceria entre a organização do Rock'n Rio de Ricardo Medina com a banda para a comemoração dos 30 anos de carreira dos noruegueses. Isso para o espetáculo de 2015. O festival carioca carregou as baterias do A-Ha e um ano depois eles voltaram e gravaram um bom disco: Cast in Steel!

Vale conferir!

Por

Rodrigo Augusto Fiedler
(Rodrigão da Penha, o Professor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário