Rising Sun...
Horace Swabi foi nascido aos 21 de junho de 1957 e veio a falecer aos 18 de maio de 1999. Horace Swabi foi muito mais conhecido pelo pseudônimo Augustus Pablo, o Rastaman. Pablo foi um cantor influente de Reggae, um dos precurssores do Dub e também atuou na Jamaica como produtor de diversas bandas de Reggae, Ska, Rocksteady e, principalmente, atuou junto a geandes bandas com projetos de Dub. Daí a coalcunha de Dubman. Iniciou a carreira no verão de 1970 sendo quase que contemporâneo a Bob Marley, o nome maior deste estilo. Interessante que Augustus Pablo não era de Trenchtown, bairro de Kingston, ele era de Saint Andrew, interior da ilha.
Curiosamente, Pablo usava uma escaleta em suas produções. Escaleta é uma espécie de "teclado de sopro" usado em escola de música para iniciantes, ou ainda, instrumento usado para lecionar as primeiras noções de música nos Colégios Públicos Populares da Jamaica.
Pablo produziu e influenciou muitos músicos a gravarem, além de seus repertórios clássicos, versões Dub, para músicas mais penetrantes. Gravou com muitos artistas Jamaicanos de Reggae e Dub, entre eles: Hugh Mundell , The Scientist, Jacob Miller, The Wailers e outros. Influenciou muitos outros, como os ingleses do Aswad, o Power Trio Jamaicano Black Uhuru, fez parceria com Linton Kwesi Johson, outra com Lee "Scratch" Perry (também Dubman) e, de certa forma, plantou uma semente no trabalho de Mad Professor.
Augustus Pablo faleceu decorrente de um pneumotórax em 18 de maio de 1999 em um hospital de Kingstom. Ele era portador de problemas neuromusculares em decorrência da Miastenia grave.
Gravou uma infinidade de discos e, por toda sua carreira, foi respeitado pela comunidade musical jamaicana.
Vale conhecer!
Por
Rodrigo Augusto Fiedler
(Rodrigão da Penha, o Professor)


Nenhum comentário:
Postar um comentário