domingo, 11 de outubro de 2020

Adoniran Barbosa

O amigo do "Arnesto"

Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato que nasceu em Campinas aos 6 de agosto de 1910 e nos deixou em São Paulo aos 23 de novembro de 1982 foi um compositor, cantor, humorista e ator brasileiro.

Na verdade, Rubinato representava em programas de rádio diversas personagens, entre elas as quais, Adoniran Barbosa, que acabou por se confundir com seu criador dada a sua enorme popularidade. Adoniran ficou conhecido nacionalmente como pai do samba paulista.

Adoniran era filho de imigrantes italianos da localidade de Cavarzere, província de Veneza. Seus pais desembarcaram em Santos em setembro de 1895. Passaram pela Hospedaria dos Imigrantes e foram trabalhar nas lavouras do município de Tietê.

Adoniran abandonou a escola cedo, não gostava de estudar. Ao mesmo passo, necessitava ajudar a família trabalhando - eles eram 7 irmãos. Passaram por Valinhos, Campinas, Jundiaí, Santo André e por fim, São Paulo.


Tenta carreira de ator nos palcos, mas é rejeitado. Sem apadrinhamento e sem instruções adequadas, nada dá certo. Apela para o Samba, que o leva ao Rádio. A vida profissional de Adoniran, acontece nas Rádios por meio de interpretações de outros compositores. Sua obra, já em desenvolvimento, vai ficando nas gavetas. Por meio de programas de calouros, boa voz e carisma, Barbosa consegue interpretar Ismael Silva e Nilton Bastos e é gongado, mas insiste, volta novamente cantando Noel Rosa, Filosofia, que lhe abre as portas das Rádios e, ao mesmo tempo, lhe serve como mote das composições próprias futuras.

Anos depois, seu primeiro sucesso como compositor é Trem das Onze e ele a entrefa aos Demônios da Garoa, grupo já estabilizado para a possibilidade de uma gravação. Isso em meados dos Anos 50. É seu primeiro sucesso e o nascimento do casamento cultural entre Barbosa e os Demônios.
Daí, dezenas de sucessos, permeando os anos 60 e 70. Mariposas, Saudosa Maloca, Arnesto, Tiro ao Alvaro...

Curiosidade: na verdade, a letra de Saudosa Maloca é muito triste e, analisando esta tristeza, em 1972, Elis Regina regrava o sucesso em tom de Jazz e se emociona na interpretação! A alegria de Barbosa era triste! E foi Elis Regina quem mostrou isso para o Brasil.

Adoniran também trabalhou como ator na velha Vera Cruz, acompanhou Oscarito e Mazzaropi, fez muito sucesso e deixou um legado que músico algum daqui da Capital já houvera deixado!
Morreu de Enfisema Pulmonar (fumava desesperadamente) no Hospital São Luís da Avenida Santo Amaro. Foi sepultado no Cemitério da Paz em 23 de novembro de 82, mesmo ano de Elis.

Deixou 12 Álbuns com sambas diversos, gravou com nomes importantes da MPB, como Elis e Emílio Santiago, deixou vasta filmografia e eternizou o bairro do Bexiga.

E nunca deixou de ir nos sambas do Arnesto!

Por

Rodrigo Augusto Fiedler
(Rodrigão da Penha, o Professor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário